Workshop em Poluentes Emergentes.
Análise feita pela Presidente da Direcção.

O IAREN- Instituto da Água da Região Norte, realizou no passado dia 10 de Fevereiro um Workshop sobre poluentes emergentes no âmbito do Projecto CIPE  co- financiado pelo programa QREN.ON2.
Os objectivos centraram-se fundamentalmente em dar a conhecer a temática dos Poluentes Emergentes que tem vindo a merecer uma atenção crescente nos últimos anos. Alguns destes compostos já integram a Directiva das Normas da Qualidade Ambiental (Directiva 2088/105/CE), outros irão ser incluidos num futuro próximo.
A adesão a este evento foi muito elevada, sendo 82 os participantes inscritos, vindos de Universidades de todo o País, incluindo a Região Autónoma dos Açores, Instituições Públicas, Institutos de Investigação, Entidades Gestoras, entre outros.
O painel de palestrantes foi criteriosamente escolhido, tendo estado entre nós 3 dos maiores especialistas da área na Europa. Foi um forum de grande participação e interactividade entre os presentes e os palestrantes, onde o intresse demonstrado só por si, mostrou que valeu a pena a aposta do IAREN nesta temática.
A criação do CIPE, constitui uma oportunidade para explorar esta área de conhecimento, com vista à sua inclusão nos planos de Gestão das Bacias Hidrográficas, actualmente em discussão pública. A Entidade que ficará com esta responsabilidade, poderá encontrar no IAREN, através do CIPE, um centro de conhecimento com provas dadas nos trabalhos já publicados em revistas internacionais e ainda em fase de submissão. Também já estão em andamento estudos realizados nos Rios Leça e Douro. A capacidade instrumental instalada é a melhor do País nesta  área de conhecimento, possuindo ainda um  quadro de pessoal com elevada formação técnico/científica, que assegurarão a obtenção de resultados de qualidade.
 O  IAREN poderá deste modo contribuir para uma racionalização e diminuição de custos ao Ministério do Ambiente tendo em conta a obrigatoriedade do cumprimento das Directivas Europeias .
O IAREN tem todas as condições, capacidade, disponibilidade e interesse para que o mapa de Portugal,existente no Site da CE  a vermelho, passe a ficar verde.

 

 

Maria de Fátima Alpendurada